Melhor Software para Gestão da Qualidade! | Tel.: (48) 3036-2437

Blog

Como elaborar um plano de ação com o 8QUALI?

Screenshot_17 (2)
Não Conformidade, Sem categoria

Como elaborar um plano de ação com o 8QUALI?

Já falamos aqui em nosso blog da qualidade eficaz a respeito do plano de ação.

Resumidamente, o plano de ação é um conjunto de tarefas que visam atingir um objetivo, seja este corrigir um problema ou realizar uma melhoria no processo. É uma ferramenta de planejamento fundamental para dar andamento às iniciativas e dar a elas as devidas “acabativas”.

Mas, hoje a proposta é ver de forma mais prática a elaboração deste plano de ação:

Exponha as ideias!

Na primeira etapa da criação, todos os participantes podem dar suas ideias, dicas e pontos de vista para eliminar a causa raiz, caso seja para resolver um problema. Para ajudar neste processo, em um brainstorming ou uma reunião, utilizar uma ferramenta da qualidade como diagrama de peixe ou 5 porquês é uma boa dica.

Lembre-se: é importante que as ações sejam tomadas sobre as causas fundamentais e não sobre os efeitos.

 

Elabore os planos!

Após esta reunião, o próximo passo importante é realizar a elaboração do plano ação, de forma objetiva e interpretativa que os responsáveis possam esclarecer e executar as suas ações ( 5W2H) .

 

 

 

 

 

Ponha em prática!

No 8QUALI o acompanhamento de prazos e status é bem visual, podendo ser parametrizado notificações de forma antecipada, evitando que a ação extrapole o prazo final, assim facilitando a execução e monitoramento das ações.

Após tudo ser devidamente registrado (o que será feito, quem são os responsáveis – em conjunto com os eles, definido o quando, como, onde, porque e quanto), agora é hora de executar as ações!

 

Acompanhe as ações com frequência!

Com todo o plano de ação já estabelecido e sendo executado pela equipe, o próximo passo é monitorar as ações com frequência. Torne isso um hábito!

Cobre os responsáveis e garanta que todos estão fazendo sua parte no processo.

Para facilitar este acompanhamento das pendências feitas pelo gestor, o 8QUALI tem um dashboard especial! Ele foi projetado de forma que fique a vista cada etapa do processo, além de notificar sobre o alerta dos prazos via e-mail:

 

 

Monitore suas ações! 

Após todas as ações executadas, realize uma analise analítica através de relatórios gerenciais.

 

 

 

 

Gostaria de conhecer melhor o nosso Módulo Não Conformidades? Converse com um dos nossos especialistas aproveite tire suas dúvidas e agende uma demonstração gratuita do melhor software para Gestão da Qualidade.

DEMONSTRAÇÃO GRATUITA

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami